Tereza Cristina destaca cooperação de países das Américas Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Tereza Cristina destaca papel de países como prestadores de serviços ambientais

A ministra Tereza Cristina destacou avanços dos últimos quatro anos como ações para contenção da peste suína africana

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou nesta segunda-feira (17) da cerimônia de posse do diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero.

Reeleito diretor-Geral do IICA, no âmbito da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2021, Otero terá um novo mandato entre 2022 e 2026 à frente do organismo internacional especializado em desenvolvimento agrícola e bem-estar rural.

Após a leitura inicial, a ministra parabenizou a reeleição e destacou avanços dos últimos quatro anos como ações para contenção da peste suína africana e adoção de princípios comuns pelos países das Américas, levados à Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas, em setembro passado.

“Olhando para a frente, conto com a liderança do diretor-Geral para que continue prestando apoio às ações regionais em defesa de temas caros à nossa agricultura, como o comércio livre e justo e a ciência e inovação como pilares do desenvolvimento de boas práticas agrícolas que possam ser disseminadas em prol da sustentabilidade”, disse a ministra, segundo nota de sua assessoria.

Tereza Cristina acordo mercosul ue
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A consolidação e o fortalecimento da posição do continente americano no comércio mundial foram destacados na fala de Manuel Otero, conforme a nota da Agricultura.

“Isso representa uma constelação de desafios e oportunidades. Posição que nos outorga um grande peso mundial e nos obriga a uma grande atualização permanente, de modo a estar preparados ante um cenário complexo e com padrões cada vez mais exigentes”, disse. “O continente americano está sendo chamado a garantir a segurança alimentar, nutricional e ambiental do nosso planeta. Só com a nossa participação e compromisso poderemos alcançar esse objetivo.”

Sair da versão mobile