'Usurpação promovida pelo STF precisa acabar', diz presidente da bancada do agro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

OBSTRUÇÃO

'Usurpação promovida pelo STF precisa acabar', diz presidente da bancada do agro

Para o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), cabe ao Poder Legislativo zelar pelas suas competências e atribuições

presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), STF
Foto: Divulgação

Deputados de diversos partidos e Frentes Parlamentares realizaram, nesta quarta-feira (27), uma coletiva de imprensa para anunciar a obstrução dos trabalhos no Plenário da Câmara dos Deputados. A medida, segundo os parlamentares, ‘é um protesto contra a usurpação de poder realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em relação ao Poder Legislativo’.

A decisão foi tomada pelos integrantes dos Comitês de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Minas e Energia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Recursos Hídricos e Irrigação. Os parlamentares também contaram com o apoio de diversas Frentes Parlamentares, como a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio (FPA), a Frente Parlamentar da Defesa do Meio Ambiente (FPA) e a Frente Parlamentar da Água (FPA).

Para o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), cabe ao Poder Legislativo zelar pelas suas competências e atribuições. A usurpação promovida pelo STF, segundo ele, precisa acabar.

“Não cabe à Suprema Corte dizer o que vamos legislar e quando vamos legislar. A nós cabe representar a sociedade. Por isso, iniciamos o movimento ontem de começarmos a enviar recados. Que os recados reverberem. Nós não aceitamos interferência no Poder Legislativo”, diz.

Segundo Lupion, a obstrução vai continuar. Ele afirma que é um dever de todo parlamentar afeto à democracia aderir ao movimento. “Não tivemos votação ontem, não teremos hoje e nem amanhã. O desmonte do Congresso não será aceito por nós e nem pela sociedade. É obrigação do mais progressista ao mais conservador defender esse parlamento, baseado no juramento que aqui fizemos”, afirma.

O deputado Domingos Sávio (PL-MG) também criticou a atuação do STF. Segundo ele, o Supremo tem usurpado as funções do Congresso, o que é inconstitucional. “O STF não pode legislar. Essa é uma competência exclusiva do Congresso. A Constituição é clara sobre isso”, afirmou.

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) foi ainda mais longe, afirmando que se for necessário, recorrerá à Constituinte para redefinir os Poderes do país. Segundo ele, é preciso honrar o parlamento brasileiro e quem saiu de casa para votar. “Não aceitaremos a usurpação de nossas responsabilidades. Não serão 11 constituições de preto que irão definir o futuro do país”, garantiu.

Sair da versão mobile