Aftosa: menos da metade dos pecuaristas de SP comprovou vacinação do rebanho Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Aftosa: menos da metade dos pecuaristas de SP comprovou vacinação do rebanho

Faltando uma semana para o encerramento da campanha de vacinação contra aftosa, 45% das propriedades cadastradas efetuaram a imunização

Menos da metade das propriedades rurais do estado de São Paulo cadastradas comprovou a vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa, faltando uma semana para o encerramento da campanha de vacinação de maio no estado.

Dados emitidos pelo Sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Secretaria de Agricultura, até a segunda-feira, 24, mostram que 42,45% das 120.571 propriedades cadastradas com bovídeos informaram ter vacinado os seus animais. Com relação ao número de animais, os dados mostram que 53,60 % do total do rebanho paulista formado por 10.554.742 bovídeos constam como vacinados.

Na hora da declaração o produtor rural deve declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

A orientação da Defesa Agropecuária é o produtor estar atento às datas. Deixar de vacinar sujeita o produtor a multas de 5 Ufesps (R$ 145,45) por cabeça não vacinada e deixar de comunicar a vacinação, 3 Ufesps (R$ 87,27) por cabeça não declarada. O valor de cada Ufesp – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é 29,09 reais.

A campanha de vacinação contra febre aftosa termina dia 31 de maio e o produtor tem até o dia 7 de junho para declarar a vacinação, de preferência, por meio eletrônico, no site do Gedave . Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração, no endereço https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/getdocdoc.php?idform=338, preencher e encaminhá-la por e-mail.

No levantamento do Gedave, até a segunda-feira, constam o número de propriedades cadastradas com bovídeos em cada regional de Defesa Agropecuária e o porcentual de propriedades que informaram a vacinação; e o número de animais cadastrados em cada regional de Defesa Agropecuária com o porcentual de animais declarado como vacinados.

Sair da versão mobile