Granja investe em energia solar para reduzir custos com insumos Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Granja investe em energia solar para reduzir custos com insumos

Energia solar pode contribuir com economia de R$ 80 mil por mês com gastos na energia dentro da propriedade

Foto Sices/Divulgação

O Grupo Josidith, produtor de ovos na cidade de Leopoldo Bulhões (GO), anunciou a instalação de uma usina solar fotovoltaica para atender as demandas de energia de sua linha de produção, que gira em torno de 2 milhões de ovos por dia. A usina tem capacidade para gerar 149.250kWh (kilowatt-hora), volume equivalente ao consumo de cerca de mil residências por mês.

A construção da usina solar foi encomenda pela agroindústria à Sices Solar. O valor do investimento para a elaboração do projeto não foi divulgado, no entanto, a Sices afirma que usina solar tem retorno esperado para o valor aplicado pelo Grupo Josidh em cinco anos. A empresa, diz, ainda, que o projeto contribui para mitigar a emissão de 4,3 mil toneladas de gás carbônico por mês, além de gerar uma economia de R$ 80 mil/mês para a propriedade rural em relação ao gasto atual com energia.

Segundo Lucas Tróia, diretor comercial de novos negócios da Sices, o investimento em energia solar contribui para o maior controle de custos na atividade agropecuária. “Com esse tipo de fonte de energia, o produtor passa a ter um maior controle dos gastos, pois o custo dele com energia passa a ser fixo. Isso reflete em mais competitividade. É um investimento que se paga”, destaca.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a agropecuária é o terceiro setor que mais utiliza energia solar fotovoltaica no Brasil, atrás apenas dos consumidores residenciais e do setor de comércio e serviços. Segundo a entidade, o país conta com cerca de 23 mil sistemas no campo, o que corresponde a 7% do total e contempla mais de 32 mil produtores.

Sair da versão mobile