Diversos

Leite: abertura de mercado para o México terá ganhos no longo prazo, diz analista

Para Valter Galan, do Milkpoint Mercado, a medida é boa para o setor, já que o México é um grande importador de produtos lácteos

Nesta semana o ministério da Agricultura anunciou a aprovação de requisitos sanitários para iniciar a exportação de leite e produtos lácteos para o México. Para o analista Valter Galan, do Milkpoint Mercado, a conquista desse novo mercado é relevante, ainda que seus efeitos só serão sentidos no longo prazo.

“Sabemos que o México tem uma área de livre comércio com os Estados Unidos e os americanos são grandes exportadores de lácteos para o México e esse fluxo deve continuar. No entanto, essa abertura de mercado terá alíquotas de importação do produto brasileiro e podemos promover boas negociações para o futuro”, destaca Galan.

Ainda de acordo com o analista, o México importa muito leite em pó desnatado, enquanto o foco do Brasil é vender o produto integral. “De qualquer forma é uma boa notícia para o setor, já que pode agora negociar com um mercado que é grande importador”, complementa.