Dia Mundial da Água: Embrapa destaca ações para racionalizar uso na agricultura Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Dia Mundial da Água: Embrapa destaca ações para racionalizar uso na agricultura

Chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente fala da importação da preservação de água em Áreas de Proteção Permanente 

O Dia Mundial da Água, comemorado neste 22 de março, tem como objetivo colocar em discussão assuntos relacionados a este importantíssimo recurso natural, imprescindível para todos os seres vivos, incluindo a produção agrícola.

A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e visa ampliar a discussão sobre esse tema. O equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Entre os caminhos na busca por maior produtividade aliada à sustentabilidade, as boas práticas agrícolas surgem como solução de baixo custo para uso cada vez mais racional da água.

O chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi, destaca algumas dessas práticas que favorecem a preservação da água.

“Na agricultura, uma das formas de preservar são os cuidados com a erosão do solo, investimento em técnicas de cobertura do solo, com sistema de plantio direto, sistema de curvas de nível para retenção de enxurradas. Também é válido destacar a preservação de Áreas de Proteção Permanente (APPS), nas bordas de rios e riachos”.

Ainda de acordo com Morandi, a racionalização no uso da água é importante, pois o recurso natural não é encontrado em abundância em todas as regiões brasileiras.

“No Brasil, as reservas de água doce não estão distribuídas corretamente. Na região Amazônica temos 68,5% da água disponível, enquanto na região Nordeste esse percentual chega a 3%. Além da disponibilidade global, tem a questão de que cada região tem sua característica do clima, em algumas áreas que chovem mais do que outras”, explica.

 

Sair da versão mobile