DIRETO AO PONTO

'É preciso concorrência de crédito em momentos de commodities em queda', diz representante do Mapa

Thiago Rocha, presidente da Câmara de Crédito do Ministério da Agricultura, afirma ainda que o produtor necessita ter consciência de que há outras fontes de recursos além das tradicionais

A obtenção de crédito para semear a próxima safra é uma das grandes preocupações dos produtores rurais. Especialistas afirmam que em momentos de queda de preços das commodities, como ocorre agora, é importante que haja maior oferta de opções para a tomada de crédito.

A disponibilidade e opções para a obtenção de crédito, bem como a reforma tributária, são alguns dos pontos debatidos no programa Direto ao Ponto desta quinta-feira (22), que contou com a presença do presidente da Câmara de Crédito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Thiago Rocha.

“Nesses momentos é que a gente precisa ainda mais da concorrência no crédito. Aquelas fontes tradicionais, que são importantes, elas costumam ter um compliance muito rígido. Então, eles saem do mercado ou eles vão conceder crédito apenas para aquele público que é de baixo risco”, comenta Rocha.

direto ao ponto thiago rocha crédito rural
Foto: Canal Rural Mato Grosso

Produtor deve buscar alternativas de crédito

O presidente da Câmara de Crédito pontua que pesquisas revelam que é através de novas fontes de financiamento, à exemplo das fintechs, que os produtores com maior risco acabando conseguindo obter crédito.

Ainda segundo ele, a necessidade de se oferecer uma garantia real para começar a operar é o que acaba barrando, inclusive, a entrada de pessoas na atividade da agropecuária.

“O produtor precisa tomar consciência de que existem outras fontes de financiamento, que não os bancos tradicionais, o barter”.

+Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

+Confira outras entrevistas do Programa Direto ao Ponto em nossa playlist no YouTube

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.