Mercado e Cia

Alexandre Garcia: Setor de etanol precisa de solução rápida

Comentarista do Canal Rural diz que situação da área sucroalcooleira ficou pior após a queda do petróleo no mercado internacional, gerada pela tensão entre Arábia Saudita e Rússia

O comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia defende que o governo ajude o setor sucroenergético, um dos mais impactados dentro do agronegócio pelo novo coronavírus. “Este foi um dos setores mais afetados, o etanol. E agora começa a colheita da cana”, lembra.

Segundo ele, a situação ficou pior pois o impasse entre a Arábia Saudita e Rússia, sobre cortes na produção diária de petróleo, derrubou os preços da commodity, que compete com o etanol.

Garcia repercutiu ainda a fala da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta segunda-feira, 13, que estuda junto ao governo a redução do PIS/Cofins sobre o etanol, aumento da Cide da gasolina e linhas de financiamento para estocagem de açúcar e etanol. 

“O governo está botando Cide na gasolina para compensar. E o financiamento para estocagem? E os juros? Vai haver tanques suficientes?”, diz.

“Tenho certeza que o Mapa [Ministério da Agricultura] está preocupado e buscando soluções. É preciso solução porque a cana não espera”.