Mercado e Cia

Ainda há recursos do Inovagro disponíveis, afirma Halum

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura comenta a demanda crescente por crédito rural no Brasil

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu o recebimento de propostas para acesso a crédito rural no Inovagro, alegando que os recursos disponíveis acabaram. Apesar disso, de acordo com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Halum, ainda há cerca de 20% do montante destinado à linha disponível.

“O Banco do Brasil não deu sinal de alerta, então há dinheiro disponível. E há os bancos de crédito cooperativos, que também aplicando nesta área do Inovagro com recursos próprios”, afirma.

Segundo Halum, é evidente que a procura por crédito rural está muito acentuada, e não só no Inovagro, mas em todos os segmentos do Plano Safra. “Estamos atentos e felizes. Se estão procurando, é porque procuram recursos para investimento, o que é um bom sinal”, diz.

O secretário não fala em aporte por parte do Ministério da Agricultura, já que a pasta não tem esse orçamento e cabe ao Ministério da Economia, por meio do Conselho Monetário Nacional (CMN), tomar essas decisões. “E sabemos que a pandemia fez com que o Brasil utilizasse muitos recursos, aumentando o endividamento, para pagar o auxílio emergencial e combater a Covid-19”, afirma.

Halum diz que o ministério pode, sim, remanejar recursos entre as linhas, mas que a prioridade são as linhas para os pequenos e médios produtores. Ainda segundo ele, o volume de crédito sempre foi insuficiente e isso limita a produção brasileira.