Rural Notícias

Exportação de gado vivo para Turquia cai 68%, aponta Scot Consultoria

De acordo com analista da Agrifatto, o país deve voltar a comprar do Brasil aos poucos, mas não chegará ao nível pré-pandemia de coronavírus

As exportações de gado vivo registraram uma desaceleração nos últimos cinco meses, com a Turquia fora das compras. O país é, historicamente, o principal comprador dos animais brasileiros, mas reduziu em 68% as aquisições no acumulado deste ano, de acordo com a Scot Consultoria.

Por conta da crise econômica mundial causada pelo novo coronavírus, vários compradores têm diminuído as importações. Segundo dados, 97% do gado vivo era enviado para países árabes, que tem além de sofrerem com a crise, também estão preferindo a carne in natura.

O analista de mercado da Agrifatto Yago Travagini afirma que a Turquia deve voltar a comprar pouco a pouco, mas não se igualará aos números anteriores à pandemia.

Quanto ao boi gordo, ele afirma que a pressão gerada pela baixa oferta levou a arroba a bater R$ 220 na semana passada. A tendência, segundo Travagini, é que esse movimento de sustentação continue pelos próximos 20 dias.