Rural Notícias

‘Ferrogrão pode racionalizar transporte de outras cargas agrícolas além do milho e soja’

De acordo com Benedito Rosa, novas ferrovias podem aumentar a competitividade do agro, além de gerar oportunidades de emprego

O leilão da Ferrogrão deve acontecer no segundo semestre de 2021. A afirmação foi feita nesta terça-feira, 27, pelo ministro da infraestrutura, Tarcisio de Freitas. Segundo ele, os entraves legais que estão impedindo o projeto serão superados. A ferrovia, que liga Mato Grosso e Pará, teve projeto enviado ao Tribunal de Contas da União no ano passado e, de acordo com Freitas, o empreendimento está em fase de certificação de critérios ambientais por parte de uma consultoria internacional.

O Brasil, grande produtor de alimentos, precisa melhorar urgentemente sua logística para se tornar mais competitivo, mas esses projetos de novas ferrovias e rodovias, muitas vezes esbarram em questões ambientais.

Segundo o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, a conciliação da necessidade de crescimento e preservação do meio ambiente é um sonho para a produção agrícola. “O Brasil tem o direito de fazer investimentos em infraestrutura e melhorar a logística, assim como a Europa e os Estados Unidos fizeram nas primeiras décadas do século passado”, afirma.

A Ferrogrão poderá promover o desenvolvimento da população com base na infraestrutura que aumenta a competitividade e reduz o preço dos insumos. “Essa ferrovia tem 933 km e vai melhorar bastante a racionalidade no transporte, não só de milho e soja, mas de açúcar, etanol e outros bens”, completa.

Outro benefício será a geração de empregos. E para explicar, Benedito exemplifica: “no dia 8 de abril foi muito bem-sucedido o leilão que cobre a concessão do trecho de Caetité a Ilhéus e, só nesse trecho, serão gerados 55 mil empregos e um investimento de R$ 3 bilhões”.