Medidas de auxílio ao setor de cana devem ser divulgadas esta semana Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado e Cia

Cana: medidas de auxílio ao setor devem ser divulgadas esta semana

Entre as ações em preparo estão a redução de impostos e a criação de uma linha de crédito para estocagem de etanol

O Subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri, disse ao Canal Rural que as medidas de socorro ao setor sucroenergético devem ser anunciadas até o final desta semana.

Na sexta-feira, 17, uma equipe da Secretaria Especial da Fazenda foi designada para trabalhar na viabilização de medidas acertadas entre Ministério da Agricultura, Ministério de Minas e Energia e entidades representativas da área sucroalcooleira. Técnicos do Ministério da Economia estudam espaços orçamentários e caminhos legais para a aprovação das demandas.

O pacote econômico para o setor de cana-de-açúcar se concentra em três ações: redução temporária dos impostos PIS/Cofins, aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para a gasolina e criação de uma linha de crédito para estocagem de etanol.

A expectativa de produtores e industriais da categoria é de que a redução do PIS/Cofins chegue a uma isenção. Já a Cide, que atualmente está em R$ 0,10 por litro de gasolina, pode ser aumentada para R$ 0,40. Na análise feita até o momento, esse aumento do imposto não traria grandes prejuízos nem ao setor dos combustíveis fósseis e nem ao consumidor final. Nas últimas semanas, o preço do barril de petróleo tem sofrido quedas sequenciais, tanto pela baixa demanda quanto pela guerra de preços entre Rússia e Arábia Saudita.

O aumento do imposto é uma tentativa de garantir a estabilização do preço da gasolina e, consequentemente, uma competição mais justa entre o biocombustível e o combustível fóssil. Em caso de aumento de valores nos barris de petróleo, a Cide pode voltar a ser diminuída.

O financiamento de estoques de etanol deve ser feito por meio de warrantagem, ou seja, a partir da emissão de títulos de garantia. O governo espera garantir o armazenamento de 6 bilhões de litro de etanol, quantidade referente à produção inicial da safra que está sendo colhida. A medida deve segurar os preços de venda do produto.

Apesar de fazerem parte do mesmo plano de pacote econômico, é provável que as ações sejam divulgadas em blocos, pois demandam ações legais distintas. O governo federal pode aumentar a Cide por meio de um decreto, enquanto a isenção de PIS/Cofins demanda a edição de medida provisória. O financiamento dos estoques de biocombustíveis deve ter trâmite mais complexo. Para ser implementado, ele precisa ser aprovado pelo Banco Central e pelos membros do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Sair da versão mobile