‘Da forma que foi apresentada, reforma tributária aumenta impostos na economia’ Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

‘Da forma que foi apresentada, reforma tributária aumenta impostos na economia’

A avaliação é feita pelo economista-chefe do Banco Original, Marco Caruso, que analisa como o mercado financeiro reagiu à proposta

O mercado financeiro começa a semana de olho na tramitação da segunda etapa da proposta de reforma tributária apresentada pelo governo federal. O texto aumenta a faixa de isenção do imposto do renda para pessoa física, mas aumenta tributos sobre o lucro de empresas.

Segundo o economista-chefe do Banco Original, Marco Caruso, do jeito que a proposta foi apresentada, ela pode na verdade aumentar a cobrança de tributos na economia. “De fato, o consumidor deve pagar menos impostos pelo que foi apresentado. Mas, com a cobrança sobre lucros e dividendos, teremos uma carga maior de tributos na economia. A Receita Federal já fala em aumento de arrecadação se a proposta for sancionada do jeito que está”.

Caruso complementa dizendo que o mercado reagiu de forma negativa à apresentação da reforma tributária. “A nossa moeda perdeu competitividade em relação a outros de países emergentes na última sexta (25). Além disso, a Bolsa de Valores registrou queda de 2%, mostrando que a leitura do mercado foi negativa a respeito da proposta apresentada”, ressalta o economista-chefe do Banco Original.

Sair da versão mobile