Mercado e Cia

'Exigências do Banco Central podem dificultar acesso ao crédito'

Comentarista do Canal Rural teme que a instituição não separe exigências legais de novos critérios sociombientais, prejudicando o produtor

Termina na próxima semana a consulta pública aberta pelo Banco Central para revisão de normas relativas aos critérios aplicáveis na concessão do crédito rural. Segundo o banco, o sistema vai servir como uma espécie de certificadora sustentável para o agro.

Entidades do agronegócio reforçam que é preciso fazer uma divisão clara entre o que são as exigências legais e o que são novos requisitos socioambientais. O comentarista do Canal Rural Glauber Silveira se mostra preocupado diante das possíveis exigências do Banco Central.

“A reunião que tivemos essa semana de todas as entidades, foi preocupante porque muitas vezes o Banco Central pode colocar exigências. Nós sabemos das dificuldades para se conseguir alguns documentos que muitas vezes dependem do governo ou órgãos ambientais, como a Funai. O processo de documentação junto desses órgãos são muito burocráticos, dessa forma todo o setor tem visto com muita preocupação essas novas exigências”, diz.

Silveira ainda ressalta os direitos do produtor rural em relação as documentações sobre regularidade. “Mesmo aquele produtor que tenha alguma irregularidade ambiental, tem o direito de se reajustar e realizar a documentação para recompor ou comprar uma nova área. Lembrando que os pequenos produtores são os que mais têm dificuldade em buscar documentos junto a esses órgãos”, afirma.

“Estamos em uma fase problemática devido ao corte no Orçamento e se agora houver muitas exigências complicadas o produtor vai ter mais dificuldades [para acessar crédito]”, conclui.