Mercado e Cia

Geada congela pastagem e causa prejuízo de R$ 300 mil em lavoura de trigo

No município de Ijuí (RS), as lavouras de trigo ficaram cobertas por uma fina camada de gelo. O mesmo cenário foi registrado em Monte Belo do Sul, nos parreirais de uva

O frio intenso marcou a madrugada desta sexta-feira, 21, no Rio Grande do Sul. Em Quaraí, fronteira Oeste do estado, os termômetros chegaram a -5 °C por no início da manhã, congelando pastagens e água de ovelhas nas fazendas. Em Cambará do Sul, moradores também registraram a formação de neve.

Apesar da beleza,  as baixas temperaturas prejudicaram algumas culturas. No município de Ijuí (RS), as lavouras de trigo ficaram cobertas por uma fina camada de gelo. O mesmo cenário foi registrado em Monte Belo do Sul, nos parreirais de uva.

Trigo 

No Paraná, as lavouras de trigo também foram atingidas por geada. Em Toledo, Oeste do estado, o agricultor Arno Dresh afirma que a perda em sua propriedade deve ser total. Ele possui cerca de 100 hectares plantados e espera produzir 60 sacas por hectare.

Foto: Arno Dresh/Arquivo Pessoal

Em caso de perda, ele estima que o prejuízo seja de R$ 300 mil com parte coberto pelo seguro. Apesar de ter adiado o plantio do cereal para fugir das perdas com o frio, Arno foi pego de surpresa.