Tempo

Invernada em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais dura até dia 20

Excesso de umidade, além de trazer doenças fúngicas, atrapalha os tratos culturais nas lavouras 

A invernada que atinge os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso deve durar até o dia 20 de novembro. O excesso de umidade, além de trazer doenças fúngicas, atrapalha a aplicação dos tratos culturais nas lavouras.

A semana termina com previsão de chuva forte em Rondônia e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste. Isso ocorre devido à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que segue favorecendo a formação de nuvens carregadas. Atenção para os altos volumes de chuva nas capitais Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro.

Na região Norte, em grande parte de Mato Grosso do Sul e no norte de São Paulo, as pancadas serão mais isoladas, mas pontualmente há risco de temporais à tarde. Nas demais áreas de São Paulo, o sol aparece entre nuvens, com previsão de chuviscos na faixa leste e tempo firme nas outras regiões do estado.

Uma massa de ar seco garante para a região Sul um dia de sol e sem previsão de chuva em praticamente todas as áreas. No Nordeste, chove de forma rápida e passageira no litoral desde a Bahia até o  Maranhão.

Fim de semana

Ao longo do fim de semana, a zona de convergência começa a se desconfigurar, mas a combinação entre calor e umidade segue provocando temporais isolados no Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. A chuva ganha força no litoral da Bahia a partir do próximo domingo (14), com risco para volumes mais elevados.

No Centro-Sul, particularmente em São Paulo e nos três estados do Sul, o tempo firme predomina. No feriado de 15 de novembro, não chove na faixa leste da região Sul e do Sudeste, assim como no interior de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nas demais áreas do país, pancadas isoladas de chuva são esperadas à tarde.