El Niño já agrava cenário de doenças | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

El Niño já agrava cenário de doenças

Plantas estressadas com o clima estão mais vulneráveis a enfermidades, explica engenheiro agrônomo

Fonte: Dirceu Gassen/Divulgação

O El Niño mais forte registrado desde 1997 deixa em alerta os produtores para o aparecimento de pragas. A seca do Centro-Oeste e a forte umidade do solo na região Sul já ocasionam doenças. O engenheiro agrônomo Dirceu Gassen explica que plantas estressadas com o clima estão mais vulneráveis a enfermidades.

No Sul, o excesso de água e a umidade dificultam o crescimento da planta, que também vem sendo atacada por fungos. Já no Centro-Oeste, a seca poderá permitir a absorção parcial de água, iniciar o processo germinação e causar estresse e até a morte da semente ou da plântula. O engenheiro explica que temperaturas elevadas favorecem a atividade de insetos.

– Os fungos oportunistas, que desenvolvem sobre plantas estressadas, estão presentes em todos os solos. Os patógenos estabelecem na fase de plântula e causam a morte das plantas, no fim do ciclo, no enchimento de grãos.  A região Sul tem registrado maior número de fungos, já a região Centro-Oeste tem apresentado insetos, brocas e lagartas – alerta Gassen.

O engenheiro destaca que neste momento é importante o produtor ter cautela e evitar a semeadura em áreas muito úmidas. Em ambientes de seca a “semeadura no pó” também deve ser descartada no momento.

• Assista na íntegra a entrevista com o engenheiro:

Sair da versão mobile