Tempo

Previsão de tempo seco liga alerta para umidade do solo em áreas de milho e pastagem

Após passagem do frio em áreas do Centro-Sul, previsão é de tempo firme para os próximos dias, segundo a previsão do tempo

Depois do frio do feriado prolongado, quando as temperaturas até ficaram negativas em áreas de serra em Santa Catarina, o destaque do tempo para o início desta semana semana é a chuva que ainda se concentra na faixa norte do país, entre as regiões Norte e Nordeste. Choveu mais de 200 milímetros em quatro dias em algumas cidades do leste da Bahia. Ainda há risco de temporais e com potencial para transtornos. A região de Salvador (BA) já registrou muita chuva no fim de semana e a tendência é de mais chuva no decorrer dos próximos dias.

Enquanto isso, o Centro-Sul do país e o interior seguem com o tempo mais seco. Até chove em áreas do litoral entre o Sul e o Sudeste, mas com baixos volumes. O norte de Mato Grosso também recebe pancadas de chuva entre a tarde e à noite. A falta de chuva vai diminuir a umidade do solo para lavouras de milho segunda safra e pastagens. Cerca de 99,8% das áreas de milho segunda safra do Brasil já foram instaladas e mais da metade ainda está em fase vegetativa. Os 40% do milho em floração é que vão sentir mais a falta de chuva. O sol predomina nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e as temperaturas sobem aos poucos. A sensação ainda é de um pouco de frio, especialmente durante a madrugada e à noite.

A terça-feira (19), segue sem grandes mudanças na previsão do tempo. Não chove na maior parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A precipitação é esperada apenas no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, do Espírito Santo, além de áreas de divisa no sul de Minas Gerais e São Paulo e ainda no norte de Mato Grosso e Goiás. As demais áreas seguem com tempo seco, com predomínio de sol e temperaturas em gradativa elevação. No Norte e no Nordeste, o tempo segue instável e com risco de chuva forte em praticamente todos os estados. O destaque continua para chuva volumosa em Salvador e no Recôncavo baiano.

Ao longo desta semana, os maiores volumes de chuva vão ficar concentrados nas áreas mais ao norte do país. No Centro-Sul, o frio diminui aos poucos, mas a semana deve ter tempo típico de outono em diversas áreas: com sol, tempo firme e temperaturas amenas.