Produtores do Paraná diminuem área de trigo temendo prejuízos | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores do Paraná diminuem área de trigo temendo prejuízos

Falta de uma política de preços mínimos e seguro rural fazem os produtores evitarem o cultivo do cereal nesta safra de inverno

Fonte: Suelen / Farias

Os produtores do Paraná vão reduzir a área de trigo neste ano. Segundo dados do Departamento de Agricultura do estado (Deral) a área plantada deve ficar em torno de 1,13 milhão de hectares, 200 mil hectares a menos do que o registrado no ano passado.

Na principal região produtora, Ponta Grossa, com mais de 170 mil hectares em 2015, a redução deve superar os 10%, estima o Sindicato Rural do município.

O motivo é o risco que envolve a cultura. Para Gustavo Ribas Netto, presidente do Sindicato de Ponta Grossa, o produtor está evitando prejuízos ao abrir mão do cultivo do cereal. “O produtor está sofrendo com a falta de rentabilidade. Nos últimos anos, ele está trabalhando para apenas empatar [sem lucro e sem prejuízo]. Sem uma política de preços mínimos e seguro rural, o produtor não sente segurança”, justifica Ribas Netto.

A mesma situação ocorre em outra grande região produtora do Paraná: Guarapuava. Para o presidente do Sindicato Rural, Rodolpho Botelho, a redução deve superar os 25%, caindo de 72,3 mil hectares para 53 mil, segundo o Deral. O motivo, segundo Botelho, é que o produtor não vê uma política de preços mínimos ou um seguro rural que garanta a renda do agricultor. O presidente acrescenta que a área de trigo deve migrar para culturas como aveia, centeio e cevada.

Paraná é o maior produtor de trigo do país e sua produção abastece basicamente a indústria moageira estadual, que é muito forte. A produção estimada pelo Deral é de 3,4 milhões de toneladas, mais de 58% da produção nacional.

Sair da versão mobile