Seca no Rio Grande do Sul diminui produção de leite e faz gado perder peso | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Seca no Rio Grande do Sul diminui produção de leite e faz gado perder peso

O município de Bagé registrou apenas 50,5 milímetros de chuva em janeiro, 46% menos na comparação com a média histórica para o período

Fonte: Jornal Minuano/ Divulgação

A forte seca que atinge a região de Bagé, no sudoeste do Rio Grande do Sul, já fez pelo menos 20% do gado de corte apresentar perda de peso e 40% do gado de leite diminuir a produção.

De acordo com a unidade regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS), os pastos estão muito secos e quase não há alimentação para os animais. Na soja, 30% das lavouras estão prejudicadas. Para o milho, o prejuízo atinge 20% e para o arroz 10%.

Na cidade, a situação também preocupa os moradores. No dia cinco de fevereiro o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) implantou um sistema de racionamento de água. A medida atendeu a um decreto municipal estipulado em virtude da estiagem que atinge toda região.

Segundo a prefeitura, barragem da sanga rasa está 4,7 metros abaixo no normal, enquanto a do piraí, outro reservatório municipal, está 1,5 metros abaixo da normalidade. Os dados da Estação de Tratamento de Água (ETA), indicam que choveu apenas 50,5 milímetros em janeiro, 46% menos na comparação com a média histórica.

Sair da versão mobile