Mercado e Cia

Soja e milho: USDA surpreende e estima área menor nos EUA que a esperada

O dado provocou uma reação imediata em Chicago, que sobe com perspectiva de safra menor em um momento de estoques curtos nos Estados Unidos

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) voltou a surpreender o mercado nesta quarta-feira, 30. O órgão norte-americano projetou que o crescimento das áreas plantadas com soja e milho ficará bastante aquém do esperado.

No caso da oleaginosa, o USDA projeta 35,4 milhões de hectares. A previsão divulgada no Outlook Fórum era de 36,4 milhões de hectares. Já a safra de milho terá quase a mesma área do ciclo anterior, avançando apenas 0,1% e chegando a 36,7 milhões de hectares.

“É um número, francamente, altista para o mercado de Chicago, que já disparou”, afirma o analista de mercado Carlos Cogo, da Cogo Inteligência em Agronegócio.

Isso deve representar uma produção menor do que a esperada até então, o que complica ainda mais a situação dos estoques norte-americanos, que também foram estimados abaixo do esperado pelo mercado, semanas atrás.

Logo, Cogo afirma que os contratos futuros negociados na Bolsa de Chicago estão subindo e devem continuar ao longo desta quarta-feira.