Tempo

Temperatura desaba nos próximos dias e geadas vêm aí; veja onde há risco

Massa de ar frio avança e vai esfriar diversas regiões e chance de geada é maior no fim de semana

Uma massa de ar frio avança no decorrer dos próximos dias, o que vai derrubar as temperaturas. “Mas eu já adianto que não vai ser nada comparável àquela grande onda de frio que tivemos em maio”, afirma a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo. De todo modo, há potencial para formação de geada em algumas regiões produtoras, principalmente na região Sul.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


Deve esfriar também em áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e até mesmo em áreas do Norte, como Rondônia e Acre. Mas sem riscos de ocorrência de geada nessas regiões.

A geada deve acontecer especialmente no Sul e em alguns pontos do sul de São Paulo e do sul de Mato Grosso do Sul. Vai haver temperatura negativa (mínima de -1 °C) no alto da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e abaixo de 3 °C em todo o território gaúcho até a metade sul paranaense. E é nessas áreas que deve gear.

As chances de geada são maiores no fim de semana, porque, antes disso, ainda há chuva no Paraná, e depois se forma um ciclone extratropical na altura da costa do Sul no fim de semana, conta Desirée Brandt. “Esse ciclone vai ajudar a empurrar o ar frio pela região Sul. Por isso que é especialmente no fim de semana que vai esfriar muito e há risco de geadas”.

Geada no PR e em MS

Em Cascavel (PR), por exemplo, isso pode ocorrer no sábado (11) e no domingo (12) , quando a mínima vai ficar em torno de 2 °C ao amanhecer. Em Mato Grosso do Sul, também há possibilidade de gear no domingo no município de Amambai, por exemplo, quando a previsão é de tempo mais aberto e seco, com temperatura mínima de 3 °C. Na segunda-feira (13), o frio já diminui ali, eliminando o risco de geada. Em Dourados (MS), por sua vez, a chance é bem menor, com mínimas na casa de 5 °C no domingo e na segunda.

No sul de Minas Gerais, região produtora de café arábica, onde a temperatura também deve cair no começo da semana que vem, é baixíssimo o risco de haver geada.

Chuva

A chuva ainda ocorre no Sul até o fim de semana. Além disso, há uma frente fria na altura do Sudeste. Isso vai ajudar a criar um corredor de umidade desde a costa de São Paulo até a região Norte.

O que chama a atenção, de acordo com a meteorologista Desirée Brandt, são as pancadas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que devem ter acumulados de até 50 mm em algumas localidades. “A parte boa é que essa chuva vai diminuir o número de queimadas, particularmente na região do Pantanal. Mas ela também pode prejudicar a fibra do algodão em Mato Grosso”, diz.