Programa Radar mostra como um serviço móvel de diagnóstico é aplicado no campo

Equipamento apresenta imagens de pragas, doenças e plantas daninhas em até 500 vezes maior que o tamanho realO Radar desse sábado, dia 22, mostra o serviço móvel de diagnóstico que apresenta a imagem de pragas, doenças e plantas daninhas em até 500 vezes maior que o tamanho real. Além disso, a tecnologia oferece um vasto banco de dados, com informações sobre sintomas, causas e recomendações de controle para os principais problemas que afetam a produtividade das lavouras.

O programa Radar mostra como o serviço é aplicado no campo e nos laboratórios de pesquisa, abordando uma das principais inovações da tecnologia: a conectividade.

Composto por uma lupa eletrônica, que é ligada ao notebook por um cabo USB, e por um programa de computador, o equipamento pode ser montado em qualquer lugar, inclusive na lavoura.

Com o serviço, é possível capturar as imagens e comparar com fotos existentes no banco de dados, identificando com precisão a doença, praga ou planta daninha. A rapidez no diagnóstico possibilita a tomada de decisão imediata, reduzindo o tempo de reação contra o problema que afeta a lavoura.

Além da versão clássica, instalada no computador, o Radar apresenta a versão móvel, que funciona em aparelhos de telefone celular. O sistema permite a criação de mapas e a troca de informações entre os integrantes da comunidade formada em torno do laboratório digital.