Rural Notícias

Veja como foi o 1º dia da Campanha Nacional de Imunização contra Covid-19

Alguns estados iniciaram a aplicação de vacinas na tarde desta segunda, outros devem iniciar no decorrer da semana

O final desta segunda-feira, 18, foi marcado pelo início da vacinação contra a Covid-19 em várias cidades do Brasil. Na parte da manhã, 6 milhões de doses foram distribuídas pelo governo federal com apoio de caminhões e aviões de companhias aéreas e da Força Aérea Brasileira. A expectativa é de que cerca de 2,8 milhões sejam vacinadas nos próximos dias.

No final da tarde, uma idosa de 75 anos foi a primeira moradora do estado de Goiás a receber a primeira dose da vacina. O imunizante aplicado nela saiu do Centro de Distribuição Logístico do Aeroporto de Guarulhos no início da manhã desta segunda-feira, na ocasião o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve reunido com alguns governadores e secretários estaduais de saúde. 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 6 milhões de doses da CoronaVac estão sendo distribuídas aos estados brasileiros. Nesta primeira fase, as doses serão aplicadas em trabalhadores da saúde, idosos que estejam vivendo em instituições, como asilos, pessoas com deficiência também institucionalizadas e indígenas que vivem em aldeias ou reservas.

As vacinas foram divididas de forma proporcional. Minas Gerais será o estado do país com mais doses disponíveis neste primeiro momento, atrás apenas de São Paulo: cerca de 578 mil. Mato Grosso, o principal estado do país em valor bruto de produção agropecuária, receberá cerca de 60 mil doses para populações indígenas e mais 65 mil para os pertencentes aos outros grupos prioritários.

A expectativa é de que as vacinas cheguem à Varzea Grande, cidade vizinha da capital Cuiabá no início da noite. O envio dos imunizantes para o interior do estado deve começar na manhã desta terça-feira

Em Goiás, as pouco mais de 183 mil doses chegaram no final da manhã. Nesta segunda-feira, a imunização foi iniciada em Anápolis. cidade que abrigou os brasileiros trazidos de Wuhan na China, durante o início da pandemia. As vacinas serão distribuídas em 18 regionais de saúde e caberá aos municípios fazer a coleta dos imunizantes nestas unidades. A previsão é de que na quarta-feira todas as cidades estejam prontas para vacinar a população.

Já no Paraná serão recebidas 265,6 mil. O governo local conta com três aviões e um helicóptero para levar os imigrantes para municípios de difícil acesso e mais distantes da capital, Curitiba. Para o Rio Grande do Sul, são enviadas quase 342 mil doses. A distribuição para o interior deve levar apenas 24 horas de acordo com o governo estadual. Um ato simbólico, nesta segunda-feira, em Porto Alegre fará o registro da primeira vacina de vacinas contra Covid-19.

São Paulo, que já imunizou sua primeira habitante no domingo, terá 1,357 milhão de doses disponibilizadas pelo governo federal. Nesta segunda, cinco hospitais-escola do interior recebem os imunizantes a serem aplicados em trabalhadores de saúde.

No início do dia, a expectativa do governo era de que todos os estados iniciassem a imunização a partir das 17h, mas atrasos nas entregas frustraram o plano. Por enquanto não há previsão de que produtores rurais integrem os grupos prioritários para vacina. Até que todos sejam imunizados, os protocolos sanitários seguem valendo.