Rural Notícias

Índia e Brasil: 'Acordo é promissor mas precisamos nos organizar melhor'

O comentarista Miguel Daoud analisa a possibilidade de o governo indiano ampliar as negociações com o Brasil e o Mercosul

O presidente Jair Bolsonaro chegou à Índia nesta sexta-feira, 24. Durante os quatro dias no país asiático, ele deve assinar 12 acordos de investimento e cooperação comercial em áreas como agronegócio e tecnologia.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Hardeep Singh Puri, um dos mais poderosos ministros indianos, que acumula as pastas de Aviação Civil, Planejamento Urbano e Comércio, afirmou que o governo quer ampliar as negociações com o Mercosul.

Entre as áreas com maior potencial para ampliação de comércio está o agronegócio. Os indianos pretendem direcionar parte da produção de cana-de-açúcar para aumentar a porcentagem de álcool na gasolina.

A Índia é um país bastante populoso e que cresceu muito na última década, portanto, essa pretensão de expandir e ter o Brasil como aliado é positiva, de acordo com o comentarista Miguel Daoud. Porém, para que os acordos sejam sustentados, ele afirma que “é necessário que o Brasil tenha uma melhor organização nas políticas agrícolas”.