Produtores rurais e a agroindústria de municípios mato-grossenses próximos à BR-174 estão vivendo uma situação desesperadora: em alguns trechos, o trânsito está parado a quase 30 dias. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Juruena (MT), Marcos Antônio Rodrigues, os caminhões não conseguem passar por causa dos atoleiros e pela falta de condições das estradas.
“Esse problema se arrasta ao longo de 35 anos. Nesta região, vivemos de promessas. Até nos batizamos de O Vale dos Esquecidos. Em todas as épocas de chuva, a novela é a mesma”, relata.
Rodrigues diz que o setor produtivo aguarda um posicionamento das autoridades competentes. “Não estamos pedindo que seja na semana que vem, mas queremos que uma autoridade séria diga que vai melhorar a situação, pavimentar a rodovia”, afirma.
- Drama sem fim: atoleiros na BR-174 comprometem transporte em Mato Grosso
- Logística precária: atoleiros dificultam escoamento da safra de soja em Mato Grosso
Segundo o presidente sindical, a região tem forte produção pecuária e de madeira, além de frigoríficos e lacticínios, e já começou a faltar até combustíveis nos postos, já que os produtos também não conseguem chegar aos municípios pela BR-174.