Arroz: Brasil pode solicitar aos EUA renovação do benefício para exportação Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Arroz: Brasil pode solicitar aos EUA renovação do benefício para exportação

Segundo a Abiarroz, a indústria irá avaliar o volume das exportações de arroz para os americanos para o próximo ano

Os Estados Unidos anunciaram o fim dos benefícios para a entrada do arroz parboilizado vindo do Brasil. O decreto que oficializada a medida foi assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e atende uma solicitação dos produtores norte-americanos.

A diretora-executiva da Abiarroz, Andressa Silva, destaca que o sistema atual de isenção é vigente até 31 de dezembro. No entanto, segundo ela, o setor poderá recorrer da decisão assinada por Trump. “A indústria vai avaliar o impacto global nas exportações do arroz para os americanos. É possível que, para o próximo ano, o setor solicite novamente o benefício”.

Para o comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, a medida não terá impactos significativos para o Brasil, mas evidencia que a relação comercial entre Estados Unidos e Brasil não trouxe vantagens para o agro brasileiro. “O Brasil saiu mais prejudicado em diversos aspectos dessa relação, seja no campo de investimentos ou no comércio”, pontua.

Segundo Daoud, a relação com os Estados Unidos ainda precisará se adequar as exigências de Joe Biden, caso o candidato seja oficializado como novo presidente americano. “Ele já deixou claro que fará pressões na questão ambiental e pode se juntar com outros países para cobrar isso. Cabe ao produtor brasileiro saber se defender dessas acusações, onde ele é vítima, pois ele não desmata”, diz.

Sair da versão mobile