Diversos

‘Com aumento de imposto, pequeno produtor pode abandonar atividade’

Para o comentarista do Canal Rural, Benedito Rosa, irrigantes, produtores de leite e hortigranjeiros são os mais afetados pela alta das taxas

Os produtores rurais do estado de São Paulo estão apreensivos após a aprovação da lei que determina o fim da isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para alguns itens agropecuários. Na opinião do comentarista do Canal Rural, Benedito Rosa, a medida será prejudicial especialmente para pequenos e médios produtores.

“O pequeno produtor, diferente da indústria, não é formador de preço de alimento. Com esse aumento de tributos, ele não consegue repassar seu custo, e pode acabar sem renda e ter que abandonar a atividade. A carga de imposto sobre alimentos pesa três vezes mais para aqueles que estão fora da classe média alta”, afirma.

Ainda na avaliação do comentarista, o projeto sancionado pelo governador João Doria, pode ter efeito contrário à proposta inicial, que seria de aumentar a arrecadação pública. “Como chegarão ao objetivo de arrecadar R$ 10 bilhões, se o projeto pode ‘esfriar’ a economia?”, pondera.