Agronegócio

Benedito Rosa: Produção rural não é atividade para amadores ou aventureiros

Comentarista fala sobre aumento de investidores de outras áreas na compra e arrendamento de terras

A produção de alimentos tem sido encarada no Brasil e no mundo como uma excelente oportunidade de investimento, tanto que o mercado de terras tem se valorizado significativamente e os preços das commodities não param de subir.

Para o Comentarista Benedito Rosa, o mercado inovou muito nas últimas décadas. ”Hoje, se requer volume grande de investimentos, tecnologia e cumprimento de exigências com relação à legislação ambiental. Temos um mercado que crescentemente as grandes tradings fazem muitas manobras e criam um grau de incerteza significativo”, explicou.

No entanto, apesar dos preços atrativos, não é fácil investir no agronegócio. “Investir em terras teoricamente é muito atrativo, mas os produtores brasileiros estão apreensivos, pois é uma atividade com riscos, com custos elevados, problemas de infraestrutura e de segurança. Tudo isso afeta a rentabilidade que, à primeira vista, parece ser uma maravilha para quem é de fora  e quer investir”.

Segundo ele, atualmente o mundo pratica o preço das commodities agrícolas em patamares bem mais elevados e , ao que tudo indica, nem a médio prazo esses preços vão baixar. “Para incrementar ainda mais, a volatilidade econômica faz com que grandes investidores que sempre procuram investimento locais, estão vendo nesse mercado de produção de alimentos e de terras a oportunidade de fazer investimentos rentáveis. A valorização das terras motiva muita gente, mas essa não é uma atividade para amadores ou aventureiros”, finalizou.