Tempo

Condição para temporais aumenta no Norte do país

A chuva deve voltar ao Sul, com a volta das trovoadas para regiões do Paraná e também do Rio Grande do Sul

A novidade para a quinta-feira (21), é o retorno da chuva no oeste da região Sul, onde a previsão do tempo destaca a volta das condições de trovoadas a tarde no sudoeste do Paraná e o oeste do Rio Grande do Sul. A condição é impulsionada pela presença de um cavado e instabilidades em médios níveis atmosféricos. Essa chuva acontece entre a tarde e noite, mesmo assim, ainda faz sol ao longo do dia nestas áreas.

Temporais com altíssimos volumes e intensa atividade elétrica também são previstos para Roraima, leste do Amazonas, oeste do Pará e Amapá. Também chove, mas de maneira isolada no Tocantins, Acre, Rondônia e norte de Mato Grosso.

No Nordeste, a chuva sobre a Bahia começa a perder força, conforme a frente fria se afasta e pancadas isoladas acontecem nas demais áreas da região, com exceção do sul do Piauí e oeste da Bahia, onde o tempo fica seco. Falando em tempo seco, a expectativa é de sol entre poucas nuvens nas demais áreas do Brasil.

As manhãs serão amenas e as tardes quentes devido à radiação solar direta com poucas nuvens. Por isso, grande amplitude térmica e secura do ano, com índices abaixo de 30% no sudeste, Centro-Oeste e norte do Paraná, os valores podem ficar abaixo de 20% em Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, aumento gradativo da temperatura.

Diferentemente do feriado de Páscoa, o feriado de Tiradentes será marcado por temperaturas altas no Sudeste e Centro-Oeste e em elevação no Sul. Todo o Centro-Sul do país também terá uma mínima mais agradável, diminuindo o frio das manhãs. A chuva vai diminuir no final de semana na faixa leste da Bahia.