Agricultura

Controle de doenças e sustentabilidade são destaque do Congresso Brasileiro de Soja

Futuro do controle biológico das doenças, oportunidades e desafios nos processos de manejo e análises de casos de sucesso na produção on farm também estiveram entre os temas do evento

A sustentabilidade é o tema em evidência do Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2022. que está acontecendo em Foz do Iguaçu (PR) nesta semana. A produção e o uso de insumos biológicos na cadeia produtiva da soja foram os destaques desta terça-feira (17), segundo dia do evento.

O futuro do controle biológico das doenças, as oportunidades e os desafios nos processos de manejo, diversos aspectos legais e análises de casos de sucesso na produção on farm. Essas são apenas algumas abordagens dentro da temática dos bioinsumos. A variedade possível neste nicho de produção é enorme.

A primeira palestra do dia abordou o novo mapeamento do genoma do fungo causador da ferrugem asiática. A doença é uma das maiores barreiras enfrentadas pelos produtores de soja. O avanço da pesquisa abre novas perspectivas para o controle da doença na era da agricultura moderna. Outro tema abordado nesta terça-feira foi o desafio para a exportação de grãos e farelo de soja do Mercosul para o mercado internacional.

A realização em conjunto do Congresso Brasileiro de Soja com o Mercosoja já representa um impacto importante nesse cenário, já que a produção de soja no Cone Sul é responsável por abastecer grande parte da demanda mundial.

Uma das novidades desta edição é a Arena da Inovação, ambiente que pretende integrar os participantes do ecossistema brasileiro de inovação, reunindo desde startups a empresas
da agricultura 5.0, além de apresentar as mais recentes aplicações emergentes e disruptivas para a cadeia produtiva da soja.