Crise no governo abre boa chance para negociar grãos | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Crise no governo abre boa chance para negociar grãos

Apesar de a cotação do dólar já ter sofrido algum recuo, após alta na última quinta-feira, produtor pode ser beneficiado no curto prazo

Fonte: divulgação

Após o início da crise política em Brasília, o dólar subiu de patamar e muitos produtores se perguntam se essa valorização vai ajudar nas negociações. Apesar de moeda norte-americana já ter sofrido algum recuo e com a estabilidade na cotação das principais commodities, acredita-se que o produtor rural pode ser beneficiado no curto prazo.

Para o analista de mercado da MB Agro César Castro Alves, apesar da incerteza e da tensão atuais vividas no país, o momento pode ser positivo para o produtor de grãos que tem seu produto na mão. Isso dependeria, segundo ele, da elasticidade do câmbio e do comportamento do preço em dólares. “Pode ser positivo vender agora, mas pessoalmente acredito que produtor deve esperar um pouco para ver como a situação vai se encaminhar nas próximas semanas”, afirma.

Alves diz que ainda não está claro se o dólar pode subir ainda mais. “Mas o fato é aquele ambiente de provável avança na reforma da Previdência e do Brasil sendo reconstruído, que colocava o real muito forte, agora mudou e isso é positivo para os grãos”, avalia o analista.

Para o analista de mercado Leandro Martins, da Nova Futura Corretora, afirma que, com a forte alta do dólar nesta quinta-feira, dia 18, ativos como soja e boi “tomaram um susto”, caindo fortemente. “Hoje (sexta, dia 19), a gente já percebe uma recuperação, principalmente em virtude dessa volta dos ativos em geral com uma leva queda do dólar”.

O analista afirma que, em um primeiro momento, o mercado reagiu negativamente. Após a divulgação dos documentos da delação premiada, o mercado financeiro já encararia a situação de outra forma.

Martins reforça que não se trata de uma crise financeira, mas política, e, dessa forma, menos preocupante. “Se fosse financeira, a gente ficaria um pouco mais preocupado. Já se percebe que a recuperação, pelo menos em alguns ativos, já foi mais rápida. Por exemplo, quem tem ações da Vale não sentiu essa crise política, pelo contrário está até com lucro neste dia”, diz o analista.

Sair da versão mobile