Diversos

Frente fria provoca queda na temperatura no Sul e chuva no Sudeste

O tempo mostra a atuação do ar polar nas serras gaúcha e catarinense, onde a temperatura mínima pode chegar a 2 graus

De acordo com a previsão do tempo, o ar polar perde força nos próximos dias. No entanto, ele ainda provoca formação de geadas nesta quarta, com a mínima chegando a 2 graus nas serras gaúcha e catarinense.

“A frente fria que traz essa massa de ar polar está na costa do Sudeste, e deve provocar chuva persistente no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas do centro e leste de Minas Gerais, incluindo as principais áreas produtoras de café conilon no estado”, destaca Desiree Brandt, da Somar.

Para os próximos cinco dias, a previsão do tempo destaca que essas regiões produtoras de café devem receber até 30 mm de chuvas. Já para o sul de Minas, triângulo mineiro, interior de São Paulo e áreas do Centro-Oeste não tem previsão de chuva, assim como no Sul.

As chuvas só devem retornar à região Sul a partir de 3 de maio. As precipitações ficarão concentradas no Rio Grande do Sul, podendo alcançar 30 mm. “No entanto, a formação de um bloqueio atmosférico impede que essa chuva avance para outras áreas do Brasil. Assim, sudeste e Centro-Oeste devem ter tempo seco na semana que vem”, diz Desiree.

Segundo a meteorologista, o clima sem chuva nessas áreas prejudica o desenvolvimento do milho segunda safra, da cana-de-açúcar e ainda a irrigação nas áreas produtoras de laranja, especialmente no interior de São Paulo.