Rural Notícias

Infestação de piranhas em rio no RS será analisada pelo governo federal

Pescadores sofrem com a predação causada pela espécie conhecida com palometa e que está diminuindo a oferta de peixes na região do Jacuí

Representantes dos pescadores da região do rio Jacuí, no Rio Grande do Sul, fizeram uma reunião virtual com o secretário adjunto de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jairo Gund para detalhar um plano de ação contra o aparecimento de piranhas vermelhas no rio, que já causa problemas graves às famílias que vivem da pesca.

Pescadores contam que a pesca caiu de uma média de trinta quilos por dia para apenas dois.

O secretário-adjunto afirmou que aguarda um relatório completo dos prefeitos da região para que o problema possa ser estudado pela equipe técnica do ministério. Jairo Gund também negou a possibilidade de conceder seguro defeso para os pescadores afetados, mas disse que irá atuar junto ao ministério da cidadania para que outra forma de auxílio possa ser disponibilizada enquanto o problema não é resolvido.

De acordo com o prefeito de General Câmara e presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, Helton Barreto, os representantes regionais já entraram com um pedido junto ao Ministério da Cidadania. “Encaminhamos um ofício ao ministério pedindo um auxílio aos pescadores que enfrentam esse problema com as piranhas conhecidas como palometas. Aguardamos agora a resposta para, que juntos, possamos enfrentar esse problema que está afetando o Rio Grande do Sul”, disse.