Rural Notícias

‘Mesmo com adiamento, não há ambiente para derrubar o Convênio 100’

Miguel Daoud fala sobre decisão que o Confaz deve tomar em março a respeito da prorrogação ou não do Convênio 100

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu prorrogar para o próximo mês a reunião para discutir a prorrogação ou não do Convênio 100, que é válido até 31 de março.

O colegiado, que é formado por secretários de Fazenda dos 26 estados e Distrito Federal, deve se reunir no dia 12 de março.

Segundo o comentarista Miguel Daoud, o adiamento pode estar relacionado com a resistência de alguns estados. No entanto, diz ele, não há clima para que esse convênio não seja renovado. “Os secretários sabem que o agro é o setor que vai bem e, por isso, querem tributar. Mas vivemos um momento delicado, principalmente na agricultura familiar, que é aquele que leva o alimento para a mesa dos brasileiros”, disse.

“Esse convênio tem que ser prorrogado. Temos uma piora da pandemia, problemas de vacina e tudo isso forma um ambiente com aumento dos custos e não se consegue fazer com que os custos repassem para o consumidor, porque o consumidor não tem dinheiro. Se colocar mais um peso nesse segmento, acaba prejudicando todo o setor”, concluiu.