Rural Notícias

‘Negociações entre países do Mercosul deve ir além de barreiras não tarifárias’

Segundo o professor de economia da USP, não se faz um plano econômico sem entender as potencialidades e necessidades de cada país

Em reunião da cúpula do Mercosul, que marca nesta sexta-feira, 26, o aniversário de 30 anos do bloco, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a atualização da Tarifa Externa Comum (TEC) para recuperar o dinamismo do país. Bolsonaro também destacou que há espaço para integração regional a partir da redução de barreiras não tarifárias.

De acordo com o professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Celso Grisi, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, precisa pensar além de barreiras não tarifárias. “É importante ter a TEC revista, mas o ministro deveria pensar maior. Quais são as vocações regionais entre os players do Mercosul? Não se faz um plano econômico sem entender as potencialidades e necessidades de cada país”, afirma.

Ainda segundo o professor, é preciso melhorar as relações entre os países do bloco. “A Argentina nos socorreu exportando soja, então houve uma complementaridade casual e não é isso que precisamos. É preciso integrar esses países econômica e socialmente”, completa.