Rural Notícias

Nova cultivar de feijão-carioca é 20% mais produtiva e resistente a doenças

Além de ser mais produtiva, a cultivar apresenta características interessantes para a indústria, como uniformidade de tamanho e coloração

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou uma nova cultivar de feijão-carioca. A cultivar se destaca na safra das águas da região central do Brasil pela produtividade, até 20% superior às demandas do mercado, além do potencial produtivo de 4.000 quilos por hectare, e resistência a doenças como antracnose e a mancha-angular. Segundo a empresa, a cultivar também apresenta características interessantes para a indústria, como uniformidade de tamanho e coloração de grãos.

O engenheiro agrônomo Pedro Henrique Lopes Sarmento afirma que esta planta é especial e veio de uma linhagem totalmente diferente do que estavam trabalhando. “Essa cultivar vem de uma genética de um centro de pesquisa da Colômbia. Internalizamos esse material, aqui para nosso ambiente, e ele se destacou”, relata.

De acordo com o agrônomo, esse grão é difícil de se encontrar no mercado, mas a Embrapa vai lançar novidades com parceiros, que são empresas do setor. “É um grão com uma peneira difícil de encontrar no mercado hoje. Geralmente se encontra com 24 gramas por 100 grãos, e essa é de 28 gramas por 100 grãos. A partir de uma parceria vamos ter mais de 100 toneladas desse material disponível”, completa.