Pesquisa revela perfil do produtor rural brasileiro

O acesso à internet cresceu consideravelmente, o que mostra que o produtor rural está cada vez mais conectado. No quesito TV voltada para o agro, o Canal Rural é o preferido entre os agricultores 

Fonte: Pixabay

Uma pesquisa que traçou o perfil dos homens e das mulheres do campo revelou que o Canal Rural é o preferido entre os produtores rurais do Brasil na categoria agronegócio. O levantamento ouviu 2.835 produtores rurais em 15 regiões do país e o objetivo foi descobrir os hábitos de homens e mulheres do campo.

Como a tecnologia no campo cresce a cada dia, não seria diferente o produtor rural sempre se manter informado. Em 2013, apenas 17% dos entrevistados possuíam um smartphone.  Agora, no entanto, 61% dos produtores já têm celulares com acesso à internet. Quanto aos hábitos de mídia, o levantamento perguntou aos entrevistados qual conteúdo é mais procurado por eles: semente lidera a lista, seguida por defensivos agrícolas, fertilizantes e tratores. Entre os portais de notícias do agronegócio, a página do Canal Rural está em primeiro lugar.

Na categoria TV, a rede aberta continua sendo a grande preferência dos produtores rurais para se manterem informados. Dos 54% de produtores que assistem TV especializada, 74,3% sintonizam o Canal Rural. 

Quem está no campo?

A pesquisa revela que a idade média produtor vem diminuindo. Em 2013, era de 48 anos e, atualmente, a idade média é de 46 anos. Desses, 96% são do sexo masculino, mas a atuação da mulher cresceu no campo, tanto que 31% dos entrevistados apontaram que elas têm um papel fundamental na gestão rural.

Nos últimos quatro anos, as mulheres passaram a gerenciar e também tomar mais decisões na atividade ao lado do marido. Segundo 62% dos entrevistados, o papel da mulher na propriedade é muito importante e 19% falou que ela é vital, enquanto 1% disse ser indiferente.

“A gente está percebendo que a mulher rural brasileira está sendo parceira do produtor, ou seja, tomando decisões importantes dentro da realidade. A gente constatou que mais de 30% das mulheres tomam decisões com o produtor rural”, disse o diretor da inteligência da Informa Economics, Marcelo Claudino.

“Na verdade, o produtor rural teve um salto tecnológico nos últimos três anos. Além de ter a internet mais próxima, também tem o aumento do uso de smartphones”, falou.

Ao todo foram 212 perguntas sobre os principais desafios enfrentados pelo produtor, 24% apontaram o clima, seguido de pragas e doenças, com 11% e mão de obra, com 7%. E, apesar de o Brasil ainda viver uma série crise financeira e política, 37% dos entrevistados se disseram otimistas quanto ao futuro do país.

“O produtor rural se diz otimista em um negócio que cresceu 4,5 % no ano passado, com safra batendo recorde com 230 milhões de toneladas e a produção de carne em franca expansão, recuperação do mercado de exportação. O produtor é otimista porque vê a demanda mundial de alimentos e percebe que tem um papel importante a cumprir em alimentar o mundo” , finalizou Jorge Espanha, diretor da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio.