Tempo

‘Precisamos de ajuda’, diz produtor de SC após suspeita de tornado

Roberto Basto percorreu as cidades de Belmonte e Descanso e o que se viu foi muita destruição provocada por tempestade; veja fotos

Uma forte tempestade atingiu municípios do estado de Santa Catarina nesta quarta-feira, 10, causando estragos por onde passou. De acordo com a Defesa Civil local, meteorologistas suspeitam da formação de um tornado, que atingiu as cidades Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga com rajadas de vento de até 130 quilômetros por hora.

 

O produtor de leite Roberto Basto, da comunidade  Linha Conceição, em Itapiranga (SC), passou pelas cidades de Belmonte e Descanso. O que se viu foi muita destruição. Em Belmonte, o prédio de um mercado  foi totalmente destruído e o proprietário relata os momentos de medo com o temporal.

“Não tem nada de teto aqui. Foi tudo embora, mas a gente espera que os governantes olhem para a situação das famílias e dos empresários. O povo é contribuinte e o que a gente mais espera nesse momento é ajuda”, disse Roberto.


Na cidade de Descanso, segundo relato do produtor, o estrago foi ainda maior. “Aqui a destruição foi inacreditável, com casas detonadas. A gente percebe a destruição porque pegou uma faixa mais larga do que em cidades vizinhas. É uma situação muito triste”, relatou.


Segundo Roberto, a solidariedade foi o que ajudou neste momento de dificuldades. Um moradores ajudou o outro nesta quinta, 11, para tentar amenizar o que a ventania provocou. “As casas ficaram 100% detonadas, foram todas destelhadas. Mas é um ajudando o outro e o negócio é recomeçar”.