Diversos

Preço das terras agrícolas dobra em um ano em Porto Velho (RO)

O prefeito da capital, Hidon Chaves, destaca que o estado aumentou consideravelmente a produção de grãos nos últimos três anos

O agronegócio em Rondônia vem batendo recordes de exportação e produção com sustentabilidade e qualidade. Segundo o ministério da Agricultura, o setor já representa 21% do PIB do estado. A capital Porto Velho, segue na mesma direção. Em apenas um ano, o valor das terras dobrou de preço no município, com valor médio de R$ 12 mil o hectare.

“Nos últimos três anos observamos um avanço muito forte da agricultura especialmente na produção de grãos como soja e milho. Inclusive hoje muitos produtores conseguem atuar com semi-confinamento, pois antes não tínhamos o milho que hoje é produzido no estado” destaca, prefeito de Porto Velho.

Com uma extensão territorial de 34 mil km², a capital é maior em área do que países como Bélgica, e estados como Alagoas e Sergipe. Um dos destaques no agronegócio é a pecuária com mais de 1 milhão de cabeças e também é forte na agricultura familiar.

Para auxiliar os pequenos produtores, a prefeitura distribuiu mais de 2 milhões de mudas de café e ainda oferece transporte gratuito para calcário utilizado na correção de solo em pequenas propriedades.

Conhecida como a esquina da Amazônia a capital Porto Velho é a única que faz fronteira Internacional e tem uma vantagem logística por estar próxima do rio Madeira. “Temos uma localização privilegiada, e estando próximo dos portos a nossa soja vai para todo o mundo de uma forma mais rápida. A capital é um lugar com boa infraestrutura, bom de se viver e de trabalhar”, destaca Hidon Chaves.