Preço do leite cai 4,9% em janeiro no Rio Grande do Sul, diz Conseleite Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Preço do leite cai 4,9% em janeiro no Rio Grande do Sul, diz Conseleite

Isolamento social, férias escolares e cancelamento de benefícios emergenciais estão entre os motivos da queda nos valores

O Conseleite divulgou o valor de referência projetado para o leite no Rio Grande do Sul. O litro no mês de janeiro foi estimado em R$ 1,43, queda de 4,9% em relação ao que foi consolidado em dezembro de 2020. No entanto, com a manutenção da pandemia, o home office persiste com impacto direto no consumo. Outro fator que preocupa é o encerramento do auxílio emergencial às famílias em dificuldade em função da Covid-19.

De acordo com o presidente do Conselho, Rodrigo Rizzo, mesmo com a queda significativa, o preço pago ainda é 3% superior comparado à mesma época do ano passado.

“Acreditamos que um ingrediente importante é o leite UHT, que teve uma forte retração em torno de 7% e que faz parte de quase 45% do que foi consumido. Tivemos uma queda nos volumes comercializados e uma elevação nos preços”, relata.

O dirigente explica que os principais motivos da queda são as férias escolares, em conjunto com o isolamento e o cancelamento dos benefícios emergenciais. “Observamos que realmente houve uma retração, o que já era algo mais ou menos esperado”, completa.

Sair da versão mobile