Diversos

Tempo: previsão de chuva forte e até queda de granizo em algumas regiões

Um sistema conhecido como depressão subtropical pode trazer volumes elevados para áreas produtoras de café do Espírito Santo

Para os próximos dias, a previsão do tempo sentirá os efeitos da formação de um sistema conhecido como depressão subtropical. O sistema está na altura Sudeste do Brasil, e, além de deixar o mar muito agitado ao longo de toda a costa brasileira, deve provocar chuva forte em algumas regiões produtoras.

“A chuva forte acompanhada de muita ventania deve atingir áreas de café colinon do Espírito Santo, com risco até para queda de granizo. Para os próximos cinco dias, os volumes devem chegar a 20 mm em áreas do Rio Janeiro e até 30 mm na faixa leste de São Paulo”, alerta Desiree Brandt, da Somar Meteorologia.

Enquanto isso, no Sudeste, em áreas do interior, como em goiás, Sul de Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul e boa parte do Sul do país seguem com tempo firme, preocupando os produtores de milho 2ª safra.

Segundo a meteorologia, o tempo deve permanecer mais seco ou com pouco chuva na região central do Brasil até a virada do mês. “Entre os dias 30 de abril a 4 de maio, as precipitações seguem mais volumosas no Norte do país, com mais de 100 mm. Para o Sul e região central estão previstos 5 mm, o que ainda deixa o tempo seco nas principais áreas de milho 2ª safra”.

Para a maio, a previsão mostra chuvas concentradas para o extremo norte do Brasil, ao longo da costa do Nordeste e região Sul. O clima mais seco será observado no norte de São Paulo, triângulo mineiro e parte do Centro-Sul.