Soja Brasil

3 experiências na soja: veja o resultado de diferentes profundidades de sementes

Além disso, o produtor de soja Laércio Dalla Vecchia, de Mangueirinha (PR) mostra como uma lavoura pode render melhor quando a umidade do solo está correta

O produtor Laércio Dalla Vecchia, de Mangueirinha (PR), que foi campeão Nacional de produtividade da Soja pelo Cesb em 2020, segue compartilhando alguns de seus conhecimentos com os leitores do Projeto Soja Brasil, seguindo justamente um mantra que ele sempre repete a todos: “O conhecimento deve ser compartilhado, assim todos ganham”.

Neste episódio, o produtor mostra experiência que fez alterando a profundidade de aplicação das sementes, assim como o plantio com a umidade adequada. “Dará para ver que algumas deram certo, outras não”, diz.

Na primeira área (mostrada no vídeo acima) o plantio foi realizado no dia 20 de setembro. Já tinha chovido uns 10 mm e ele achava que a umidade estava boa no solo.

“O plantio ali ficou razoável, não muito bom, colocamos a sementes a 3,5 cm de profundidade no solo. Mas a umidade não era tão boa assim”, afirma.

Na segunda área, a umidade era a mesma, ou seja inferior ao necessário. Mas ali o produtor colocou as sementes a uma profundidade de 5 cm.

“Colocamos as sementes a uma profundidade maior, mudando a regulagem da plantadeira. Ficou uma área cheia de falhas, terei que fazer o replantio aqui. O solo estava bastante frio e colocamos a sementes a mais de 5 cm de profundidade, muito próximo ao adubo. Aqui a raiz nem saiu com a planta e já dá para notar muitas doenças”, diz Laércio.

Na terceira área, o plantio aconteceu no dia 3 de outubro, com a mesma plantadeira, semente e com a regulagem de 3,5 cm.

“Com a única diferença que choveu mais e a umidade do solo estava adequada. As plantas germinaram muito bem. Com o estande igual, sem falha. O plantio teve a velocidade de 4km por hora. Por isso é importante esperar as chuvas e ajustar a plantadeira para fazer a diferença”, finaliza.

Leia mais notícias sobre soja