Aliança da Soja

Limpeza no silo antes da colheita ajuda na conservação da soja

Manutenção e controle de temperatura do local também são importantes para garantir a conservação do grão por mais tempo

A limpeza da unidade de armazenamento da soja é essencial para evitar a proliferação de pragas. A manutenção e controle de temperatura do local também são importantes para garantir a conservação do grão por mais tempo, afinal de contas, a soja é uma commodity e vai ficar alojada por um longo período.

De acordo com a engenheira agrônoma e consultora de desenvolvimento de mercado e armazenagem de grãos da Bayer, Vanessa Lima, a atenção começa antes mesmo do produto chegar à unidade armazenadora. Para manter a qualidade física do grão é preciso ficar de olho durante o trajeto do transporte.

“A gente está em um período de chuva e temos que proteger essa carga para evitar a entrada de umidade para que ganhe rendimento dentro da unidade armazenadora, comentou”.

Cuidados durante a armazenagem

Proteger a qualidade intrínseca dos grãos depois da colheita é sinônimo de ter o retorno do trabalho feito em campo. Do momento em que a oleaginosa chega ao silo até a comercialização, alguns cuidados são importantes. O primeiro deles é se informar sobre o produto que estava alojado na temporada anterior.

 

Armazém armazenagem soja
Foto: Rumo/divulgação

“Quando a gente vai receber uma safra nova precisamos estar com a unidade preparada. O importante é que toda a safra antiga tenha um histórico do que aconteceu com aqueles grãos que estavam armazenados para que, se for misturar algum produto, a gente tenha uma ideia de como esse grão vai estar de qualidade”.

Limpeza da unidade é fundamental

Outro fator determinante é realizar a limpeza completa da unidade antes de receber o produto.

“O ideal é que a gente faça a limpeza de toda a estrutura, que é a profilaxia, que envolve os cuidados do MIP (Manejo Integrado de Pragas). Podemos, inclusive, lavar essas estruturas se elas estiverem vazias e podemos usar também o tratamento preventivo para garantir que esses grãos estejam com essa proteção por um período”.

Depois de armazenados, o alerta é para o monitoramento dos grãos. “No processo de monitoramento temos amostragem para que esses grãos possam ser avaliados durante todo o período de armazenagem”.

Para encerrar, a especialista ressalta que é preciso ter atenção quando for necessário misturar grãos de diferentes culturas.

“Embora a soja tenha uma praga, a lasioderma, que está mais envolvida na deterioração desse grão, a gente precisa tomar cuidado com os outros grãos porque podem ter outras pragas e elas se movimentam muito fácil dentro de pequenos fragmentos e dentro da massa dos grãos, finalizou.