Notícias Aliança da Soja

Média produtiva de 84 sacas de soja/ha é atingida por produtor de Goiás

Propriedade pratica o plantio direto há mais de 30 anos e faz integração lavoura-pecuária há duas décadas

No município de Montividiu, na região de Rio Verde, em Goiás, o produtor rural e engenheiro agrônomo Charles Peeters alcançou média produtiva de 84 sacas de soja por hectare nesta safra, dez a mais do que no ciclo anterior. De acordo com ele, investimento em maquinário e sustentabilidade no cultivo foram alguns dos ingredientes que contribuíram para a marca.

“Sempre investimos muito em perfil de solo. Em plantio direto, já temos 32 anos de prática na propriedade da família. Integração lavoura-pecuária executamos há 22 anos, desde 2000. Também fazemos consórcio de milho com braquiária e agora estamos iniciando o de milho com crotolária e outras plantas de cobertura que são essenciais para manter o equilíbrio do nosso solo”, explica.

soja, grãos
Foto: Pixabay

Peeters afirma que nesta safra o clima na região de Rio Verde foi ideal e o ambiente de produção de sua lavoura de soja estava preparado para responder a isso. “Há muitos anos não tínhamos um ano tão bom. Acredito que em torno de cinco a seis sacas a mais de produtividade entra na conta do clima, mas o restante é manejo, é melhoria, tudo o que fazemos para produzir mais. Então acredito que temos de pensar em duas, três sacas a mais por ano na média”.

Segundo ele, o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) auditou uma área de quatro hectares em sua fazenda que atingiu 109 sacas cada um. “Foi em uma área marginal, de cascalho, em que estou tratando e todo ano fazendo uma coisa diferente. Plantei uma variedade mais tardia mais ou menos em 20 de outubro [de 2021] que deu 130 dias de ciclo porque é uma área que, se dá seca no cascalho, a soja sente e como esse ano não teve seca, o cascalho não foi um fator de quebra”, ilustra.