Aliança da Soja

'Seguro rural reduz necessidade de crédito para ajuste da operação'

Coordenador técnico da Faep/Senar do Paraná explica como ferramenta reduz riscos e pode ajudar produtor na escalada dos aumentos na produção de soja

A safra de soja 2021/22 foi prejudicada pelas adversidades climáticas em várias regiões produtoras do país. Desta forma, o produtor deve ficar atento e elaborar uma gestão de risco considerando os fatores incontroláveis na lavoura, como, por exemplo, o clima. A estratégia é buscar alternativas para minimizar os prejuízos financeiros. Nesse sentido, uma opção é o seguro rural.

O coordenador técnico da Faep/Senar do Paraná, Jefrey Albers, alerta para a importância de conhecer as condições do que será segurado antes de fechar o contrato. “Ele precisa saber exatamente o que está contratando, quanto ele está pagando e, principalmente, quais são as coberturas que vão ser aplicáveis se houver algum problema de perda. Se terá cobertura de granizo ou ventos fortes [por exemplo], enfim, saber qual é a real cobertura que ele está comprando neste momento”.

Com a disparada no custo de produção nos últimos meses, a contratação do seguro rural pode ser uma ferramenta também para diminuir a necessidade de buscar crédito para ajustar a operação.

“Adotar a ferramenta do seguro rural é uma garantia básica fundamental e, cada vez mais, adotada pelos produtores e pelo setor rural para minimizar esses riscos porque não só dão valor ao que foi investido para implantação da cultura, mas também para a renda do produtor que necessita disso para sua sobrevivência”, destaca Albers.

seguro rural
Foto: Pixabay