Na Estrada mostra rota de escoamento de grãos em Tocantins

Ferrovia cruza Estado, mas produção agrícola precisa seguir pela rodovia até MaranhãoA edição do último final de semana do Canal Rural Na Estrada esteve em Tocantins para mostrar como acontece o transporte da produção agrícola do Estado. O Estado, que fazia parte de Goiás até a Assembleia Constituinte de 1988 e que era atrasado na agricultura, terá uma produção de 2,6 milhões de toneladas de grãos.

>> Acesse o site especial do Canal Rural Na Estrada

E o secretário executivo de Agricultura de Tocantins, Ruiter Luiz Andrade, conta os motivos para a boa produção agrícola do Estado:

– Terras baratas e de boa qualidade. 80% de topografia entre 0% e 5% de declividade. Boa malha viária, com 130 dos 139 municípios interligados por asfalto. Regime de chuva bem definido, com de cinco a sete meses de chuva e de cinco a sete meses de seca – afirma Andrade.

Mas Tocantins carece de uma boa via de escoamento dos grãos para a exportação. Embora a Ferrovia Norte-Sul cruze todo o Estado, tenha três terminais em território tocantinense, e vá até Açailândia, no Maranhão, os grãos precisam ser transportados via rodovia das regiões produtoras até o Estado vizinho ao norte, onde então seguem via malha ferroviária até o porto.

O programa esteve em Pedro Afonso, cidade localizada perto de um terminal da Ferrovia Norte-Sul que não transporta grãos. E isso porque a prioridade do terminal é o transporte do etanol produzido na região.

– Temos tudo pra ter uma ótima logística, mas, na prática, não é bem assim – afirma o produtor rural João Damasceno.

E uma outra alternativa que poderia facilitar o transporte dos grãos – a hidrovia pelo Rio Tocantins – não é aproveitada. As eclusas na Usina Hidrelétrica de Tucuruí estão prontas, mas não podem ser utilizadas porque as embarcações não chegam até lá.

Assista à última edição do Na Estrada no vídeo abaixo:

 

Clique aqui para ver o vídeo