Presença de Dilma Rousseff e protesto de produtores marcam primeiro dia do Show Rural Coopavel

Evento agrícola começou nesta segunda, dia 4, e segue até sexta, dia 8, em Cascavel (PR)Começou nesta segunda, dia 4, e segue até sexta, dia 8, em Cascavel, no Paraná, o Show Rural Coopavel, um dos mais importantes eventos agrícolas do país. No primeiro dia, o destaque foi a presença da presidente Dilma Rousseff, que enfatizou a importância da produção agropecuária brasileira e também foi surpreendida por um protesto de agricultores.

Máquinas, implementos, tecnologia, cultivares e inovações estão espalhados por todos os cantos. São mais de 400 expositores, confirmando o Show Rural Coopavel como uma das principais feiras agropecuárias da América Latina. A exposição chega a sua 25º edição. Marca comemorada com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Acompanhada pelo diretor-presidente da Coopavel, Dilma percorreu as ruas e conheceu as instalações da feira. Durante o percurso, foi surpreendida por um grupo de produtores rurais que protestou contra a invasão de terras no extremo oeste do Paraná, região de fronteira com o Paraguai.

O protesto chamou a atenção para um dos assuntos que mais preocupam os agricultores paranaenses no momento. Segundo os manifestantes, pelo menos 13 áreas produtivas da região estão sendo invadidas por grupos indígenas tanto do Brasil quanto do Paraguai. São aproximadamente 2,6 mil índios que reivindicam 100 mil hectares de terras. Os agricultores cobram medidas do governo e se dizem inseguros com a situação.

Mas o tema não fez parte do pronunciamento da presidente Dilma, que entregou as chaves de 29 retroescavadeiras para prefeitos de pequenos municípios do Paraná. As máquinas serão usadas na melhoria de estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção agropecuária. Durante o discurso, Dilma parabenizou a organização e a importância da exposição.

A presidente também falou da participação do Brasil como o maior celeiro agrícola do mundo e reconheceu o agronegócio como um dos maiores responsáveis pelo superávit da nossa balança comercial. Dilma Rousseff reforçou que o governo não vai deixar de apoiar o setor e trabalhar para resolver demandas como o investimento em infraestrutura/logística e crédito rural. Sem entrar em detalhes, prometeu ampliar o volume de recursos disponíveis no próximo Plano Safra, além de manter taxas de juros reduzidas para os financiamentos do setor.

A presença de Dilma Rousseff reforça o papel de destaque do evento que abre o calendário nacional de exposições agropecuárias. Até a próxima sexta, aproximadamente 200 mil pessoas devem visitar as instalações do Show Rural Coopavel e conhecer as novidades que podem melhorar ainda mais a produção nos campos agrícolas do país.

Clique aqui para ver o vídeo