Notícias - Soja Brasil

Argentina: USDA prevê colheita de soja maior que estimativa dos próprios argentinos

Adido da entidade norte-americana também faz projeção para a safra 2020/2021, que só será semeada no segundo semestre. Confira!

Conforme vão passando os dias e a colheita da Argentina avança, os dados oficiais do país para a safra de soja vão ficando menores. Inicialmente esperava-se que os argentinos pudessem colher pelo menos 55 milhões de toneladas, mas a estiagem prolongada que afetou o Brasil, também atingiu os hermanos e quando a colheita se iniciou, a perspectiva já caiu para 51 milhões de toneladas, segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

Agora a colheita está em 37,8% da área, ritmo mais acelerado que a média histórica para o período e também da safra 2018/2019. Entretanto os argentinos estão notando uma produtividade inferior à esperada, até porque =além de não chover, algumas áreas estão registrando geadas precoces. O resultado é que a estimativa de produção do país caiu mais uma vez e agora espera-se colher 49,5 milhões de toneladas na safra 2019/2020.

Na região Norte, houve bom o progresso na colheita. Entretanto, os os rendimentos regionais refletem o impacto da seca durante estágios críticos da cultura. No centro-sul do país foram as geadas registradas na semana anterior que atrapalharam o enchimento de grãos em alguns lotes isolados e podem trazer diminuição de produtividade”, afirma a Bolsa de Cereais.

Números diferentes no próprio país

A Bolsa de Comércio de Rosário, que é outra entidade que faz estimativas para a safra Argentina, também vem reduzindo mensalmente as estimativas de colheita para a safra 2019/2020. Na última semana apresentaram uma redução de pelo menos 1 milhão de toneladas de soja de março para abril, ou seja, a projeção caiu de 51,5 milhões de toneladas, para 50,5 milhões de toneladas.

“Esse último valor representa uma diminuição significativa nos valores calculados no início da campanha. Com quase 25 dias sem chuvas, um novo corte foi feito em abril, com mais de mais um milhão de toneladas”, diz a Bolsa de Rosário.

A área semeada com a oleaginosa é estimada em 17,32 milhões de hectares.

USDA prevê colheita maior

Enquanto as entidades diminuem suas estimativas o adido do USDA na Argentina prev~e que o país ainda irá colher mais de 51,5 milhões de toneladas na safra 2019/2020. Com a colheita desta safra ainda longe de acabar, ele também já fez projeções para a safra que deverá ser plantada somente no segundo semestre deste ano, a 2020/2021.

Para ele os argentinos têm potencial de colher 51 milhões de toneladas na nova temporada. Outro fato que chamou a atenção é que o adido espera que a argentina irá exportar 6,5 milhões de toneladas de soja este ano e 9 milhões de toneladas na próxima safra.

Veja mais notícias sobre soja