Série de Docs - Agronomia Sustentável

Manaus: agronomia sustentável na pesca, assistência social e logística

Programa exibido neste sábado destaca papel do agrônomo para aliar a valorização da sociobiodiversidade do Norte do país à qualidade de vida de produtores e moradores

O quinto episódio da série Agronomia Sustentável veiculado neste sábado, 24, mostra a importância do trabalho do engenheiro agrônomo no Amazonas, um canto do país de contrastes onde há muitas riquezas naturais, mas também grande desigualdade social.

Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM), há 521 agrônomos no estado. A série é uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Na capital, Manaus, a produção sustentável está presente, por exemplo na piscicultura e fruticultura, que são bastante diversificadas. “Nosso estado reservou 97% das nossas florestas. Portanto, nós temos a responsabilidade de produzir alimento, mas garantindo toda a nossa biodiversidade”, afirma o secretário de estado da Produção Rural, Petrúcio de Magalhães Júnior.

Com forte potencial econômico e social no agronegócio, de acordo com o IBGE, o Amazonas conta com mais de 330 mil pessoas na atividade rural espalhadas nos 62 municípios do estado. “Mesmo no contexto da pandemia, no contexto adverso, vários segmentos da atividade rural vêm apresentando crescimento”, conta Muni Lourenço Silva, presidente do Sistema Faea/Senar.

Em Manaus, a agronomia também está na assistência social e faz a diferença na educação. Produtos não comercializados pelos produtores rurais passam por uma triagem e depois são encaminhados para as instituições cadastradas no programa Mesa Brasil. Os alimentos chegam a milhares de estudantes manauaras. “Nós já atendemos mais de 60 mil pessoas e conseguimos arrecadar mais de 121 mil toneladas”, relata o professor Carlos da Silva.

A conexão entre o campo e a cidade é um fator importante a ser ressaltado nesta série. Cerca de 60 produtores participam de uma feira dentro de um shopping center, em Manaus. “O lucro é bem maior, favorecendo a vida dos produtores rurais, informa a presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Michele Bessa.

Outro viés da atuação do agrônomo na região está na logística para o escoamento da produção agrícola. “Temos uma demanda muito grande, vinda dos municípios, ultrapassa quase 12 mil km de demanda. No entanto, nós vamos atuar pontualmente com essas regiões que estabelecemos. Por quê? Para que haja condições deles levarem a produção que está lá, sendo originada, que é o principal ponto foco nosso de apoiar que estão na luta diária de produzir alimento”, explica o engenheiro agrônomo, Airton Scheneider.

Piscicultura

O episódio aborda também a pesca artesanal, importante fonte de renda para os moradores. A equipe do Canal Rural esteve na comunidade de Jandira, na região metropolitana de Manaus, para mostrar esse trabalho. Para chegar até lá, o meio de transporte é o barco, que navega pelo rio Solimões.

“No ano passado, com alta do dólar, a piscicultura movimentou em torno R$ 7 milhões de exportação, é um valor extremamente interessante para a cadeia. E, hoje, nós temos pelo menos uma produção de três mil toneladas, envolvendo em torno de cinco mil pescadores, manejadores, que trabalham em praticamente 20 municípios”, informa o engenheiro de pesca João Bosco.

Para apoiar essa e outras cadeias produtivas locais, o cooperativismo de crédito está ganhando força na região. “Com a chegada dos bancos cooperativos, estamos podendo levar o crédito para o cidadão que não tinha. O cooperativismo chegou através da OCB, e essa orientação que recebemos de Brasília está dando certo. Hoje, nós estamos caminhando para autossuficiência itens que eram inimagináveis”, comenta o presidente Fecoop/Norte, José Merched Chaar,

A série Agronomia Sustentável mostra a conexão do rural como o urbano para destacar a presença e responsabilidade econômica e social de agronomia. O programa vai ao ar todo sábado às 9h, com reprise aos domingos, às 7h30.

Na próxima semana, o 6º episódio da série desembarca em Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), onde vai mostrar o papel do engenheiro agrônomo nas pesquisas de solo, no paisagismo e outras áreas.